quarta-feira, 30 de maio de 2012


Texto Original – Regina Zilbermam

O estudante pertence também a uma época e a uma sociedade, que, traduzidas pelas obras de ficção, podem levá-lo a tomar uma posição perante problemas como a desigualdade econômica, 
o racismo ou a opressão.

FICÃO E REALIDADE – (Paráfrase – por Rafael Batista dos Santos)

Zilbermam (2006) afirma que todo estudante pertence a uma determinada época e sociedade, assim passadas para uma obra de ficção pode ser de grande importância para a atual realidade, com tudo isso eles podem se identificar melhor com a obra por ter os mesmos problemas e por viverem situações semelhantes diante das características sociais, raciais e de desigualdade econômicas, cria-se um interesse maior pra a leitura por que ela os leva a vivenciar culturalmente e socialmente os fatos ocorridos no seu cotidiano. Hoje em dia a questão racial e as opressões impostas são vistas de forma legal como crime, e estar sendo trabalhado em todas as estancias educacionais, visando acabar com esse mal implantado em nossa sociedade desde os primórdios escravocratas brasileiros, apesar de séculos já passados nos trazemos ainda em pleno século XXI o preconceito infundido por uma burguesia arcaica e falso moralismo em um país miscigenado.

FONTE:
ZILBERMAN, Regina. Livros e leitura entre professores e alunos p25. IN: leitura. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!

ACESSOS