sábado, 26 de maio de 2012



TEXTO ORIGINAL – Regina Zilberman

"As pessoas aprendem a ler antes de serem alfabetizadas. Desde pequenos, somos conduzidos a entender um mundo que se transmite por meio de letras e imagens. Mesmo as crianças que residem longe dos grandes centros urbanos ou são muito pobres, não dispondo, pois, de livros e impressos, conhecem o significado de certas siglas e sabem identificar as figuras e os nomes de personagens, divulgados por meio da propaganda audiovisual,da televisão, das histórias ouvidas e reproduzidas".

LEITURA AUDIOVISUAL (Paráfrase - por Laudenice Maria da Silva)

Para Zilberman (2006) a leitura antecede a alfabetização. As pessoas, independentimente de sua classe social, pois sejam elas ricas ou pobres, morem no centro ou no interior, desde pequenas são cercadas por figuras e por um mundo de fantasias muitas vezes inventadas pelos pais, que contam histórias e criam herois que logo em seguida são vistos na televisão, cinema, gibis ou até mesmo em propagandas, fazendo com que os pequenos reconheçam seus herois  aonde quer que eles apareçam e saibam tudo sobre eles, conhecimento este que pode contribuir muito na apredizagem que começa a acontecer antes mesmo do início da vida escolar.

Fonte:
ZILBERMAN, Regina. Livros e leitura entre professores e alunos. p. 23. In: Leituras. Brasília: Ministério da Educação, 2006. retirado do site:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!

ACESSOS