quinta-feira, 31 de maio de 2012


Texto Original - Elcimara Gomes da Mota

“A professora da turma do 3º ano da João Antônio Rodrigues, Elcimara Gomes da Mota, acha que o livro, para os alunos de Iepê, desperta especial interesse porque se destaca na realidade doméstica das crianças. "O município é pequeno, poucos alunos tem computador em casa, o livro chama atenção", argumenta. Para ela, um diferencial importante da escola está em envolver os pais nas atividades de leitura dos alunos. "Isso é feito nos finais de semana, quando acontece em oficinas de leitura. Os pais são incentivados a pegar livros na biblioteca e a escrever", explica.”

UNIÃO DE APRENDIZAGEM (Paráfrase por – Sylvia de Azevedo Beltrão)

Mota (2006) diz "O livro desperta especial interesse nas crianças porque se destaca na realidade doméstica  delas, chama a atenção e envolve os pais nas atividades de leitura dos alunos. Os pais são incentivados a pegar livros na biblioteca e  a escrever". Partindo desse conceito, concordo piamente com o argumento à cima citado, é notório que a família como base fundamental da sociedade seja também influenciável na educação dos filhos. Caso esta salutar relação (família/escola/educação) não ocorra, provavelmente ocasionará problemas na aprendizagem do aluno. A família e a escola não devem estar separadas. 

Fonte
MOTA, Elcimara Gomes da. Iepê cidade que lê. p 14. In: Leituras. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

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