sábado, 26 de maio de 2012

TEXTO ORIGINAL - Maria José Nóbrega

"Ler histórias para crianças é uma prática importante para despertar nelas a curiosidade e a imaginação, como também para estimulá-las a refletir sobre temas delicados e complexos da experiência humana. Esta prática, se regular, faz com que as crianças construam um repertório de histórias, aprendam como funciona a linguagem que se usa para escrever, mas, principalmente, encontrem espaço para expressarseus medos e inquietações".


FORMANDO LEITORES - (Paráfrase por Maria Joseane dos Santos Silva)

  Nóbrega (2006) declara que o ato de ouvir história é algo muito prazeroso para as crianças, pois a sua capacidade de imaginação é muito intensa. Despertar o interesse desde os primeiros anos de vida da criança contribui muito para seu desenvolvimento do pensamento lógico, isto deve ser uma prática constante para que se desenvolva o gosto pela leitura, quando elas ouvem histórias, percebem sentimentos de forma mais claras, são trabalhadas problemas de suas existência em relação ao seu mundo como: ciúme, medo, dor, curiosidade, inveja, além de ensinar infinitos assuntos. Esse caminho leva a criança a desenvolver a sua emoção de forma prazerosa.

Fonte:
NÓBREGA, Maria José. A leitura de cada dia. p. 39. In: Leituras. Brasília: Ministério da Educação, 2006. retirado do site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!

ACESSOS