“que sejam ações que se repitam de modo regular (por exemplo, diariamente ou semanalmente), com a finalidade de permitir a convivência freqüente e intensa com diferentes gêneros de textos, proporcionando aos estudantes oportunidades de experimentar variados modos de leitura, desenvolvendo, assim, estratégias diversificadas de leitura.”
Leitor
se faz na prática (Paráfrase – por: George Gouveia Neto)
Nóbrega (2006), Para formar leitores e criticos hábeis é
preciso que se crie uma prática de leitura cotidiana, é importante que crianças
convivam com as historias infantis, em um primeiro momento, para que isto desperte
nelas opiniões e as torne capazes de reflexões criticas, através da oitiva. A leitura deve ser diária como
escovar os dentes ou comer um doce da preferência da criança, ela deve ser motivada
a modo que esse momento da aula seja uma coisa que ela sinta falta. Para isso
educadores devem envolver a criança em uma atmosfera mágica para que a curiosidade
aguce e a imaginação aflore. Desta forma estarão sendo moldados jovens e por consequência,
adultos criticos e seletivos.
Fonte:
NÓBREGA, Maria José. A leitura de cada dia. p. 39. In: Leituras. Brasília: Ministério da
Educação, 2006. retirado do site:
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