domingo, 27 de maio de 2012

Leitor se faz na prática

Texto Original: Maria José Nóbrega
que sejam ações que se repitam de modo regular (por exemplo, diariamente ou semanalmente), com a finalidade de permitir a convivência freqüente e intensa com diferentes gêneros de textos, proporcionando aos estudantes oportunidades de experimentar variados modos de leitura, desenvolvendo, assim, estratégias diversificadas de leitura.”

Leitor se faz na prática (Paráfrase – por: George Gouveia Neto)

Nóbrega (2006), Para formar leitores e criticos hábeis é preciso que se crie uma prática de leitura cotidiana, é importante que crianças convivam com as historias infantis, em um primeiro momento, para que isto desperte nelas opiniões e as torne capazes de reflexões criticas, através da oitiva. A leitura deve ser diária como escovar os dentes ou comer um doce da preferência da criança, ela deve ser motivada a modo que esse momento da aula seja uma coisa que ela sinta falta. Para isso educadores devem envolver a criança em uma atmosfera mágica para que a curiosidade aguce e a imaginação aflore. Desta forma estarão sendo moldados jovens e por consequência, adultos criticos e seletivos.

Fonte:

NÓBREGA, Maria José. A leitura de cada dia. p. 39. In: Leituras. Brasília: Ministério da Educação, 2006. retirado do site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!

ACESSOS