quinta-feira, 31 de maio de 2012


TEXTO ORIGINAL

Por Maria José Nóbrega

“Coloridos, carregados de sentidos cujas raízes remontam a tempos imemoriais, a linguagem dos contos tradicionais alimenta a imaginação dos leitores e abre espaços simbólicos para compreender a si mesmos e ao mundo. Não é a toa que diversos escritores se encantam com os contos (leia, nesta mesma publicação, entrevista com o escritor Ricardo Azevedo). A aproximação da escola com as manifestações culturais de seu entorno permite construir pontes entre o oral e o escrito; entre a língua em sua variedade oral e as chamadas variedades cultas.”

CONTOS POPULARES (Paráfrase – por Clesia Tamires de Lima Silva)

Nóbrega (2008) afirma que os contos apresentam uma linguagem antiga que exprimem sentidos de uma linguagem tradicional, as mesmas são repletas de riquezas imaginarias abrindo uma porta para a compreensão do mundo, tal linguagem e responsável pela paixão geradas nos autores e escritores devidos os seus belos contos, sobretudo, o autor afirma que as instituições escolares ao se aproximarem dessas manifestações contribuirão de maneira positiva para a oralidade e a escrita, pois de fato agirão fortemente tanto para as diversidades cultas quanto para a multiplicidade oral.

Fonte: NÓBREGA, Maria José. Trabalhos com contos populares. p. 18. In: Leituras. Brasília: Ministério da Educação, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!

ACESSOS